Serviços
Áreas de atuação
Programa 5S
De origem japonesa, o Programa 5S surgiu após a 2ª guerra mundial. Os resultados foram tão expressivos para a indústria local que sua prática gradativamente foi sendo levada para muitos outros países. O nome 5S vem das 5 palavras em japonês: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu, Shitzuke, que foram traduzidos para a língua portuguesa como: - Senso de Utilização: descartar - Senso de Ordenação: organizar - Sendo de Limpeza: limpar e consertar - Senso de Padronização: manutenção, saúde, segurança, higiene - Senso de autodisciplina: manter a ordem, espontaneamente Assim como no Japão, a prática dos 5S nas empresas brasileiras tem proporcionado mudança de mentalidade das pessoas envolvidas, melhoria geral do ambiente de trabalho, organização, limpeza, redução do stress, melhoria de processos produtivos, otimização dos recursos. A Evolução Consultoria capacita, orienta e acompanha as equipes de trabalho tanto para a implantação do programa como para a manutenção do mesmo.
Acessar
Redução de Desperdícios
Dentro dos fundamentos da “Produção Enxuta” (Lean), as atividades realizadas na fábrica devem ser constantemente analisadas, buscando otimizar resultados, através da eliminação de atividades que não agregam valor. As oito categorias de desperdícios são:1. Desperdícios da Super Produção2. Desperdícios de Produtos Esperando para serem Processados3. Desperdícios de Transportes de Materiais e Ferramentas4. Desperdícios de Estoques5. Desperdícios de Movimentos6. Desperdícios de fazer Produtos com Defeito7. Desperdícios do Próprio Processo – fazer sem saber o porquê8. Desperdícios de Talentos e Habilidades A Evolução capacita as equipes, realiza diagnósticos, define e acompanha em conjunto com as pessoas envolvidas, os planos de ação para redução dos diferentes tipos de desperdícios.
Acessar
Ferramentas para Qualidade
Um dos princípios básicos no processo de Gestão para Qualidade, é promover na empresa a Melhoria Contínua (Kaizen). Para isto, é fundamental capacitar as equipes de trabalho para aplicação das Ferramentas para a Qualidade, visando aperfeiçoar o gerenciamento através da melhoria na comunicação, planejamento, ação direcionada para resultados e acompanhamento das atividades desenvolvidas. A Evolução capacita as equipes nas seguintes ferramentas: - PDCA – Gerenciamento de processos / Ciclo das Melhorias Contínuas - 5W 2H – como desenvolver um Plano de Ação - Diagrama de Ishikawa – resolvendo problemas pelas suas causas - Brainstorming: a busca de soluções através das pessoas (Tempestade de Idéias) - Estratificação e Folhas de Verificação: Como coletar dados - Diagrama de Pareto - a Classificação dos problemas da qualidade em vitais e triviais - Como fazer a Simplificação do Trabalho
Acessar
Troca Rápida de Ferramentas (TRF)
Com o objetivo de reduzir o tempo de setup das máquinas, a Troca Rápida de Ferramentas (TRF) é um dos recursos da produção Just-in-time. Ela foi desenvolvida por Shigeo Shingo na década de 70 após vários anos de experiências em empresas japonesas, em especial na Toyota Motors, onde conseguiu transformar setups de prensas que consumiam duas horas em três minutos. Por ser simples e de fácil aplicação, a TRF pode ser implementada no processo de Gestão para Qualidade, com a participação dos operadores das máquinas envolvidas, dentro das EMC (Equipes de Melhoria Contínua) ou equivalentes, apoiados pelas áreas técnicas de Engenharia Industrial e Ferramentaria na função de disseminar conhecimentos e implementar as soluções encontradas. Os quatro estágios da TRF: 1) Identificar e Separar o Setup Interno do Setup Externo2) Converter o Setup Interno em Setup Externo3) Simplificar e Melhorar os pontos relevantes4) Eliminar o Setup
Acessar
Manutenção Produtiva Total (TPM)
No Japão, em 1970, a busca pela melhoria da qualidade, a automação industrial, o aumento da concorrência, aumento da gestão participativa, surgimento do operário polivalente e o emprego do sistema Just-in-time, foram ocorrências que contribuíram para o desenvolvimento da TPM. Esta metodologia tem como objetivo a “quebra-zero” das máquinas e equipamentos. Para isto, a TPM constitui a "manutenção conduzida com a participação de todos", ou seja, a manutenção deixa de ser responsabilidade somente do setor de manutenção para se tornar responsabilidade de todos: desde o diretor, gerente, até o mais simples operador. A idéia da “quebra zero” baseia-se no conceito de que a quebra é falha visível. A falha visível é causada por uma série de falhas invisíveis como um iceberg. Logo, se todos estiverem conscientes de que podem evitar as falhas invisíveis, haverá uma minimização considerável na quebra de máquinas e equipamentos. A participação dos operadores torna-se fundamental, desde a limpeza e operação cuidadosa das máquinas, as inspeções, identificação de falhas “invisíveis” e manutenções simples, como por exemplo, uma lubrificação periódica. A Evolução Consultoria capacita, orienta e acompanha as equipes de trabalho tanto para a implantação do programa como para a manutenção do mesmo.
Acessar
Desenvolvimento de Layout Fabril
O arranjo físico ou layout, ocupa um lugar importante dentro do processo da “Produção Enxuta”, uma vez que através dele, busca-se uma combinação otimizada das instalações industriais e demais fatores que concorrem para a produção, dentro de um espaço disponível. Visa harmonizar e integrar máquinas, equipamentos, pessoas, matérias-primas e materiais, áreas de movimentação, estocagem, administração, mão de obra indireta (ex: ferramentaria), enfim todo o processo que possibilita uma atividade industrial. A Evolução desenvolve projetos, tanto de melhoria de layout atual, como de planejamento de novas unidades fabris.
Acessar
Kanban
A palavra Kanban em japonês possui vários significados: cartão, símbolo ou painel. Sucintamente, Kanban é um sistema utilizado para controlar a produção. A idéia do Kanban foi copiada do sistema de funcionamento dos supermercados, sendo por isso também conhecido como SUPER MARKET SYSTEM. Num supermercado, as mercadorias estão distribuídas em prateleiras, com as informações necessárias colocadas num pequeno cartão. Quando um consumidor deseja adquirir determinado produto ele vai ao supermercado e retira a mercadoria na quantidade necessária. O supermercado, de acordo com a demanda, providencia a reposição das mercadorias vendidas, responsabilizando-se pela reposição no prazo, na qualidade, na quantidade e a preços compatíveis. Pelo sistema Kanban, os tradicionais almoxarifados de peças acabadas são substituídos por pequenos supermercados próximos aos locais de consumo. À medida que os cartões Kanban são trocados por peças nos supermercados, inicia-se automaticamente, a sua reposição pelos setores de fabricação. Controle visual da produção O sistema Kanban foi desenvolvido visando permitir o controle visual ao longo das etapas de fabricação. Deste modo, torna-se possível identificar facilmente as necessidades, possibilitando ação imediata das pessoas envolvidas. Pela praticidade, objetividade e simplificação do trabalho, o Kanban tem sido uma importante ferramenta para o PPCP (Planejamento, Programação e Controle da Produção).
Acessar
Equipes de Melhoria Contínua (EMC)
A metodologia das Equipes de Melhoria Contínua foi desenvolvida pelo Professor Kaoru Ishikawa, da JUSE (Union of Japanese Scientists and Engineers), e hoje é praticada em cerca de 70 países no mundo. No Brasil, no início dos anos 70, empresas como Embraer e Volkswagen iniciaram as atividades de EMC, com o nome de Círculos de Controle da Qualidade (CCQ). É um método que estimula o trabalho em equipe, promovendo a melhoria contínua nos processos de trabalho, ao mesmo tempo que favorece o desenvolvimento das pessoas envolvidas, através da constante troca de idéias e conhecimentos entre os membros das equipes. Num primeiro momento, o principal objetivo de uma equipe é aprender os métodos/ ferramentas. Assim, é recomendável que iniciem com desafios simples que irão aumentando a complexidade de acordo com o aprendizado, o domínio da metodologia pela equipe. A Evolução Consultoria capacita e acompanha as equipes de trabalho, para promover a sustentabilidade dos processos implementados nas empresas.
Acessar